Os primeiros sinais de envelhecimento da pele começam a aparecer por volta dos 25 anos de idade. Isso acontece quando, além do processo natural, provocado pela idade, ocorre a aceleração da ocorrência de flacidez e surgimento de rugas e manchas. No entanto, existem vários procedimentos e hábitos que podem ajudar no rejuvenescimento facial e prevenção do envelhecimento.
Um estilo de vida saudável, com prática de exercícios físicos, controle de estresse, alimentação balanceada, rica em alimentos antioxidantes e vegetais, além de proteção solar, contribuem para prevenir o envelhecimento.
Além disso, procedimentos como preenchimento com ácido hialurônico, bioestimuladores, fios de sustentação e aplicação da toxina botulínica são ótimos para melhorar a pele. Confira mais detalhes no artigo a seguir!
Conheça as principais técnicas de rejuvenescimento facial
Exposição solar, gravidade e até o estresse cotidiano contribuem para o aparecimento de sinais na pele. Isso resulta em alterações dos componentes estruturais do rosto como flacidez e perda de elasticidade da pele. Rugas na testa e ao redor dos olhos, acentuação no sulco entre a boca e o nariz, queda das sobrancelhas e excesso de pele embaixo do pescoço são alguns dos sinais que surgem e desagradam as pessoas, principalmente, as mulheres.
Sobretudo, existem vários procedimentos capazes de trazer resultados rápidos
quando se fala de rejuvenescimento facial. No entanto, tudo depende do grau de envelhecimento de cada caso. Saiba quais são, como funcionam e quais as indicações de cada técnica.
Toxina Botulínica
A toxina botulínica, também conhecida como botox, tem origem em uma bactéria que possui propriedades que ajudam a inibir a contração dos músculos e estimulam o relaxamento da musculatura. Além de ser utilizada na estética, também é bastante útil para tratar vários outros problemas como estrabismo, distonia, hiper-hidrose, espasmo da pálpebra e bexiga hiperativa.
Indicações
Para o rejuvenescimento facial, a toxina botulínica é uma das técnicas mais importantes, indicada para minimizar as marcas de expressão mais avançadas
ou para quem deseja prevenir os sinais do tempo na pele, por exemplo, pés-de-galinha nos cantos dos olhos, linhas horizontais na testa e nas bandas do músculo platisma, o popular pescoço de peru.
As aplicações
O tratamento é realizado com a aplicação de quantidades muito pequenas da substância nos músculos subjacentes. O número de aplicações necessárias vai depender de vários fatores, como as características faciais e a extensão das rugas do paciente.
Em geral, a aplicação demora cerca de 15 minutos
e os efeitos começam a aparecer em torno de 7 a 14 dias depois. A técnica costuma fazer efeito por, em média, três a seis meses, desaparecendo gradativamente, enquanto a ação dos músculos vai retornando.
No entanto, se as aplicações forem realizadas em intervalos regulares, o músculo enfraquece e os efeitos passam a durar mais tempo. O procedimento para rejuvenescimento facial pode ser repetido várias vezes, conforme o paciente desejar e a indicação médica.
Preenchimento com ácido hialurônico
O ácido hialurônico é uma substância natural que possui muitos benefícios e está presente na camada cutânea. Ele fica entre as células, como um ‘cimento’ de coesão, e atua como fonte de nutrientes, fornecendo água, vitaminas e firmeza à pele.
Entretanto, com o tempo, nosso corpo perde essa substância e começam a aparecer a flacidez, as rugas e linhas de expressão. Aliás, esta é uma das substâncias mais simples e seguras no mundo dos tratamentos para rejuvenescimento facial.
Indicações
A técnica de rejuvenescimento facial é
utilizada para repor o volume em uma determinada parte do corpo para diminuir os sulcos profundos como as rugas. A aplicação pode ser feita no sulco nasolabial, ou o mais conhecido como bigode chinês, na região supra labial, nos lábios, na área das olheiras, no preenchimento de cicatrizes da face, contorno da mandíbula, entre outros.
A princípio, apenas uma sessão da aplicação é o suficiente
para apresentar bons resultados. No entanto, se o paciente desejar, é possível fazer um retoque da substância. Aliás, o efeito começa a aparecer uma semana após a sessão, quando o inchaço da região tratada começa a diminuir.
O resultado não é permanente e dura em média 12 a 20 meses. Alguns estudos comprovaram que aplicações repetidas podem estimular a produção natural de colágeno no corpo, reduzindo o número de linhas e rugas.
Preenchimento com bioestimuladores
O preenchimento com bioestimuladores é uma técnica de rejuvenescimento facial utilizada para amenizar depressões e sulcos da pele. O tratamento é feito através de injeção de um produto no local a ser tratado. Existem três tipos de substâncias utilizadas para esta técnica: Sculptra, Radiesse e Ellanse.
- Radiesse: trata-se de uma substância denominada hidroxiapatita de cálcio, utilizada para correção de depressões profundas e preenchimento de mãos. Sua função é dupla: estímulo da produção de colágeno ou preenchimento facial. Cerca de 2 a 3 sessões com intervalos de um mês entre uma e outra são o suficiente para obter resultados. Sua ação permanece no organismo por em média 2 anos.
- Sculptra: é o ácido poli-L-lático, utilizado para o tratamento de rejuvenescimento facial como um ótimo estimulador de colágeno. Ajuda a restaurar o contorno
e volume facial, também melhora a flacidez
de outras áreas do corpo,
como braços, glúteos e abdômen. São necessárias, em média, 3 sessões para que os resultados comecem a aparecer. E os efeitos duram em torno de 2 anos.
- Ellanse: a substância é composta por 2 ativos - carboximetilcelulose e policaprolactona. O estimulante é indicado para tratamento de rugas faciais e flacidez, trazendo resultados bem naturais. Além disso, tem o objetivo de melhorar a textura
da pele, deixando-a firme, com aparência saudável e sedosa.
Aliás, a aplicação é bastante indicada para quem passou por processo de emagrecimento severo. A durabilidade do efeito vai depender da versão do produto utilizada, mas pode ser um, dois, ou três anos.
Fios de sustentação
Outra técnica bastante utilizada para rejuvenescimento facial são os fios de sustentação. Trata-se de fios produzidos com ácido polilático que podem ser inseridos fazendo a fixação da pele ao tecido subcutâneo.
O procedimento é indicado para pacientes que possuem linhas de expressão e rugas profundas. Em síntese, com a técnica, é possível diminuir a flacidez, eliminar o bigode chinês, levantar as maçãs do rosto, eliminar a papada, estimular a produção de colágeno
e devolver o contorno
da face e do pescoço. Além disso, também pode ser utilizado para o reposicionamento das sobrancelhas.
Os efeitos dos fios de sustentação podem ser notados imediatamente, porém, o levantamento dos tecidos atingem o resultado máximo em pelo menos 40 a 60 dias
após o procedimento. Nos seis meses seguintes, o ácido polilático irá estimular os fibroblastos produzindo colágeno, resultando em uma pele mais firme.
O efeito pode durar por até doze meses, , quando os fios são degradados e absorvidos pelo organismo. No entanto, o colágeno produzido a partir da estimulação dos fios continuará presente na pele, contribuindo para a desaceleração do envelhecimento.
Conclusão
Existem várias técnicas que contribuem para o rejuvenescimento facial. Além disso, proporcionam resultados naturais e uma aparência mais jovem, estimulando a produção de colágeno, eliminando rugas e papadas, entre muitos outros benefícios.
No entanto, a escolha de qual procedimento será realizado vai depender do grau de envelhecimento e do que o paciente deseja melhorar. Por isso, é importante consultar um especialista
para entender melhor qual o procedimento indicado.