Algumas disfunções podem ocorrer no aparelho digestivo. O refluxo é uma delas que é consideravelmente comum no Brasil com o relato dos sintomas em dois milhões de casos registrados. A frequência é bem alarmante, significa um grande número de pessoas sofrendo com refluxo e esse dado diz respeito apenas ao Brasil.
Há muito desconforto nos sintomas de refluxo, por esse motivo o médico especializado deve ser consultado, para que seja feita uma avaliação e iniciado o tratamento. Geralmente costuma ser com medicamentos, para diminuir a produção de ácido pelo estômago, aliviando os sintomas.
As anormalidades causadas pelo refluxo incluem sintomas como sensação de queimação e peso no estômago sendo a queimação também na garganta, no peito, indigestão, tosse seca frequente após a alimentação, regurgitação dos alimentos, dificuldade para engolir os alimentos, laringite, crises de asma ou infecções de vias aéreas superiores de repetição.
Quando o conteúdo presente no seu estômago retorna para sua boca, ele recebe o nome de refluxo gastroesofágico, esse acontecimento causa dor e inflamação no estômago. É decorrente da fragilidade do músculo e esfíncteres que tem a função de impedir que o ácido do estômago reflua.
No momento em que o ácido do estômago entra em contato com o esôfago pode causar complicações e até desenvolver uma doença chamada esofagite porque o esôfago não possui proteção contra esses ácidos por isso a sensação de azia e queimação.
Para que seja tratado é importante consultar um médico especialista em refluxo gástrico, que vai informar o tratamento mais adequado e formas de prevenção. Esse é o tipo de anormalidade a qual o tempo colabora apenas para a sua piora podendo comprometer o esôfago conforme explicado acima.
Apesar de ser bastante recorrente, as pessoas costumam ter bastante dúvidas, porque poucos sabem o que realmente é o refluxo e o que pode significar ou agravar afetando ainda mais a saúde digestiva.
Acontece que, por ser bem popular e se repetir bastante ao longo da vida, os sintomas muitas vezes são desconsiderados e pouco observados. Quando uma pessoa apresenta vômito ou azia, por exemplo, dificilmente procura ajuda médica, recorrendo a tratamentos caseiros para alívio imediato.
A verdade é que muitas doenças gástricas podem se desenvolver se o primeiros sintomas não forem tratados. Elas tendem a se agravar fazendo com que a qualidade de vida do paciente seja bem reduzida, afinal, o aparelho digestivo é extremamente importante e sua falta de equilíbrio pode desestabilizar outras funções vitais do organismo.
As medidas para tratar o refluxo costumam incluir desde a mudança na alimentação, com consumo de alimentos saudáveis e também pode ser receitado remédios que controlam a acidez gástrica, aumentam o esvaziamento do conteúdo gástrico.
Sabendo da importância desse tipo de tratamento, a Clínica Forster se dedica a prestar serviços e cuidados voltados para essa região do aparelho digestivo. O nome dessa especialidade é Gastroenterologia. Para que você fique mais tranquilo, saiba que a Clínica Forster conta com uma vasta experiência para te proporcionar qualidade e segurança.
Conheça mais sobre a
Clínica Forster | Clínica Multidisciplinar Vila Progredior (clinicaforster.com.br), acompanhe também nossas postagem no Instagram:
https://www.instagram.com/clinicaforster/ .